Apucarana sinaliza rotas rurais

 Apucarana sinaliza rotas rurais

Cada vez mais acessadas pela população urbana, as rotas rurais estão recebendo placas verticais de sinalização em Apucarana. O trabalho de orientação visual aos visitantes teve início em janeiro e já atendeu diversas regiões, em um investimento da prefeitura através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan).

Os pontos sinalizados foram definidos a partir de um mapeamento de toda a zona rural do município, que possui mais de 600 quilômetros de estradas. “Apucarana tem um turismo rural diversificado. São muitos os destinos, como pousadas, pesques-pagues, cachoeiras, córregos, restaurantes rurais e chácaras de lazer que agora estão ficando ainda mais visíveis. As placas identificam ainda localidades e caminhos a seguir em bifurcações, nome de rios, entre outras orientações importantes ao visitante”, explica o prefeito Júnior da Femac, frisando que a extensão dos serviços de sinalização é a maior já realizada na história do município no ambiente rural e absorvem recursos do caixa próprio.

O trabalho de campo, detalha o diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, já promoveu instalação de 60 placas indicativas em regiões do Distrito de Correia de Freitas e comunidades rurais do Barreiro (Estrada Bela) e Bilotte. Também foram sinalizados alguns pontos na região do Distrito de Vila Reis. “Agora outras 58 placas serão colocadas, em uma segunda etapa, ao longo do Roteiro Turístico da Estrada Bela do Barreiro”, informa Mendes.

No ano passado, lembra o prefeito Júnior da Femac, a prefeitura já havia executado outro importante investimento em identificação visual voltada ao setor de turismo, junto à “Serra de Apucarana”. “Para dar maior visibilidade aos atrativos turísticos, promovemos a instalação de placas de sinalização ao longo das rodovias que cortam a serra, desde o viaduto de entrada no Contorno Norte (BR-369) até a divisa com o município de Cambira (PR-170)”, recorda o prefeito.

Outras notícias