Apucarana passa a integrar a “Rota do Queijo Paranaense”

 Apucarana passa a integrar a “Rota do Queijo Paranaense”

Os paranaenses estão ganhando mais uma opção de Turismo Rural. Trata-se da “Rota do Queijo Paranaense”. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (9), na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR), com a presença do secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e do presidente do IDR, Natalino Avance de Souza, além de representantes de queijarias de todas regiões do Estado.

Apucarana esteve representada no evento pela Queijaria Vale do Prado e pela Veterinária Thaisa Soethe, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria Municipal da Agricultura.  A Rota do Queijo Paranaense conta com 33 queijarias e 23 municípios. Nesses locais, além de degustar diferentes tipos de queijos, o turista poderá conhecer o sistema de processamento dos produtos.

Conforme avalia o secretário da agricultura e do abastecimento, Norberto Ortigara, a Rota do Queijo Paranaense se torna uma nova alternativa de turismo e lazer no campo. “A rota irá fomentar ainda mais o setor e melhorar a renda dos pequenos e médios produtores. Esse é objetivo do IDR-Paraná com a estruturação da Rota do Queijo, já que a interação entre produtores e turistas possibilita o desenvolvimento de novos negócios e diversifica a geração de renda na propriedade”, argumenta Ortigara.

O prefeito Junior da Femac, que foi representado por Thaísa Soethe no lançamento da “Rota do Queijo Paranaense”, destaca a queijaria da família Ferraz & Prado. “É um orgulho para Apucarana dispor de um pedacinho de Minas Gerais na região do distrito de São Pedro do Taquara, produzindo queijos de alta qualidade e com tecnologia de ponta”, enaltece Junior, acrescentando que, a partir de agora Apucarana passa a integrar oficialmente a Rota do Queijo Paranaense.

No evento foram apresentados os objetivos do projeto e o mapa das queijarias que integram a Rota do Queijo. Vários produtores e técnicos tiveram oportunidade de se pronunciar sobre a rota turística e novas oportunidades de vendas.

Fonte: PMA

Outras notícias