Apucarana lança livro homenageando personalidades que são nomes de ruas

 Apucarana lança livro homenageando personalidades que são nomes de ruas

Numa noite marcada pela emoção, em que parte da história de Apucarana foi valorizada e eternizada, a prefeitura lançou ontem (9), no Cine Teatro Fênix, o livro “Alma e História das Ruas de Apucarana”. Escrito pelo jornalista Fernando Klein, a publicação narra, em 155 páginas, a trajetória, de 25 personalidades que dão nome às principais ruas da área central da cidade.

O ponto alto da solenidade foi a presença de familiares e amigos das personalidades que são nome de vias públicas da cidade e que tiveram sua história de vida resgatada no livro. Muitos vieram de outras cidades para essa noite de homenagem, recebendo aplausos do público enquanto eram presenteados com um kit de exemplares do livro.

Principal incentivador do livro, o prefeito Junior da Femac destaca que a publicação “permite ao leitor saborear a nossa história através dessas pessoas maravilhosas, se encantando com a trajetória de cada uma delas. Todos acreditavam no potencial de desenvolvimento do município, cada um dando a sua parcela de contribuição para o município chegar aos 78 anos com grande potencial nas mais diversas áreas e reconhecido como a melhor educação básica do Brasil.” O prefeito adiantou que o volume 2 do livro já está sendo escrito.

O jornalista Fernando Klein observa que o relato biográfico das personalidades com nomes de ruas é rico de detalhes da história que ajudam a compreender melhor o município de hoje e as características de seu povo. O jornalista manifestou um agradecimento especial às famílias dos homenageados que tiveram importância fundamental para o resultado da publicação. “Agradeço ao prefeito Junior da Femac pela oportunidade e confiança no meu trabalho”, complementou Klein.

O neto de Renê Camargo de Azambuza, Ernesto Kugler, é apucaranense, mas mora em Curitiba há muitos anos. Ele fez questão de vir participar do lançamento do livro, acompanhado por seus dois filhos, os bisnetos de Renê Camargo. Ele falou sobre esta iniciativa do município em promover o conhecimento e a cultura. “Essa iniciativa mostra que a cidade tem uma grande evolução porque enxerga a sua história pelos nomes que estão nas placas das suas vias. Esse movimento do prefeito Junior da Femac e a pesquisa do jornalista Fernando Klein tiveram um resultado maravilhoso, numa demonstração que aqui existe uma atenção especial para história e para a tradição”, manifestou Ernesto Kugler.

Enfatizando que a cultura manifesta a identidade do povo, o presidente do Conselho Municipal da Cultura, professor Benedito Cândido da Silva classificou de “extrema importância” o lançamento do livro Alma e História das Ruas de Apucarana. “Não posso deixar de valorizar a atenção que o prefeito Junior da Femac está dando para cultura da nossa cidade e parabenizo o excelente trabalho da secretária da Cultura, Maria Agar. A cultura se faz todos os dias, dentro de nossas casas. Cada um dos apucaranenses está escrevendo a história”, disse professor Benedito.

O evento teve a participação especial dos secretários municipais das pastas de áreas ligadas ao lançamento do livro, Maria Agar (Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística) e Maurício Borges, da Comunicação. O evento foi prestigiado pelos vereadores Luciano Facciano, Marcos da Vila Reis e Jossuela Pirelli.

Nomes de ruas que estão no livro “Alma e História das ruas de Apucarana”:

  1. Antônio Ostrensky
  2. Byington
  3. Carlos Schmidt
  4. Luiz José dos Santos
  5. Clóvis Fonseca
  6. Demétrio Moreira dos Santos
  7. Elidio Stabile
  8. Pedro Firman Neto
  9. Yoshinori Fukushima
  10. Horeslau Saviski
  11. Irmã Eleotéria
  12. Ítalo Ado Fontanini
  13. Miguel Simião
  14. Munhoz da Rocha
  15. Clotário Portugal
  16. Erasto Gaertner
  17. João Cândido Ferreira
  18. Oswaldo Cruz
  19. Gastão Vidigal
  20. Nagib Daher
  21. Octávio de Sá Barreto
  22. Osório Ribas de Paula
  23. Renê Camargo de Azambuja
  24. Severino Cerutti
  25. Talita Bresolin

Outras notícias