Apucarana forma novos empreendedores solidários

 Apucarana forma novos empreendedores solidários

Mais 25 apucaranenses concluíram nesta sexta-feira (18/02) a capacitação dentro do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino. Entre os formandos pessoas envolvidas em atividades econômicas ligadas à gastronomia, artesanato, confecção, floricultura e prestação de serviços. Uma iniciativa da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana com vistas à geração de renda e autonomia financeira da mulher, a formação concluída – que tem carga horária de 20 horas – foi a primeira presencial após o início da pandemia.

De acordo com a coordenação do programa, nos últimos dois anos as capacitações foram realizadas em módulos ministrados remotamente, atendendo necessidades pontuais. Entre outros conteúdos, a transmissão de informações envolve o ensino dos objetivos e metas de um empreendimento solidário, noções de cooperativismo e associativismo, elaboração de projetos sociais, administração e marketing, e técnicas de empreendedorismo, sendo que a novidade desta turma foi a introdução de oficinas ligadas à saúde da mente e da mulher.

A entrega dos certificados de conclusão, que aconteceu em ato no Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Apucarana (Polo UAB/Apucarana), contou com a presença do prefeito Júnior da Femac. “Ganhar dinheiro é bom, mas ganhar a vida com o seu talento, com algo que você mesmo teve a ideia ou que faz com as próprias mãos, tem outro sabor. Sei disto porque sou assim. Todos aqui são locomotivas, não são vagões, têm a vocação empreendedora, a disciplina de ir e fazer. São a cara da Apucarana que dá certo e tenho a certeza de que o que viram neste curso de formação vai contribuir muito para irem ainda mais longe. Podem contar com a prefeitura no que precisarem, pois também temos muitas locomotivas que dão o melhor em benefício da população”, assinalou o prefeito Júnior da Femac.

Conceição Aparecida de Oliveira Bossi foi a primeira a receber a certificação das mãos do prefeito. Pequena empreendedora no ramo de plantas do tipo suculentas, ela conta que a capacitação foi bastante produtiva. “Durante estes cinco dias de curso recebemos informações valiosas. É um curso muito útil, que vai abrir novas portas”, disse a empreendedora solidária que tem interesse em comercializar seu produto nas feiras municipais.

Além de aprimorar os conhecimentos técnicos profissionais, a capacitação disponibilizada gratuitamente pela prefeitura é requisito para que o empreendedor ingresse na rede da economia solidária, podendo oferecer seus produtos e serviços nos pontos mantidos pelo município, bem como participar de eventos e feiras organizadas pela prefeitura. “Esta turma que concluímos é a quadragésima segunda desde o início do programa, que completa oito anos de atividades”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família.

De acordo com ela, neste período o programa já capacitou 975 pessoas, sendo 5% deste público formado por homens, em geral maridos e filhos que auxiliam as mulheres no empreendimento. “Hoje são 16 espaços públicos de comercialização em diversos segmentos, com destaque às atividades de gastronomia, artesanato, beleza e estética, plantas medicinais e confecção. Também temos as hortas solidárias em funcionamento em diversos bairros com produção de hortaliças orgânicas e convencionais, e empreendimentos solidários no setor de prestação de serviços”, informa Denise Canesin, secretária da Mulher de Apucarana.

A coordenadora do programa e superintendente da Secretaria da Mulher, Bete Berton, frisa que a iniciativa municipal permanente, regida por legislação específica. “Trata-se de um programa de governo consolidado e premiado, que tem servido de modelo para municípios do Paraná e do Brasil, transformando a vida de centenas de apucaranenses, gerando renda e autonomia financeira de nossas mulheres”, destaca Bete.

Serviço: Interessadas em fazer parte da rede municipal de economia solidária devem procurar o Espaço Mulher da Rua Osvaldo Cruz, 432 (ao lado da Casa da Gestante). Mais detalhes podem ser obtidos também pelo telefone 3122-0457 ou ainda através da rede social no endereço https://www.facebook.com/rededemulheresecosol.

Outras notícias