Apucarana define ações de enfrentamento ao aumento de casos da Covid e gripe

 Apucarana define ações de enfrentamento ao aumento de casos da Covid e gripe

Em resposta ao crescente número casos da Covid-19 e da presença novo vírus da influenza, o H3N2, na cidade, o prefeito Junior da Femac e o secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega anunciaram um reforço, já a partir de hoje,, ao atendimento prestado as pessoas que apresentam sintomas de doenças respiratórias.

A primeira medida, que visa garantir o atendimento médico mais perto da casa do usuário do SUS, será disponibilizar um médico a mais em 4 Unidades Básicas de Saúde para atender prioritariamente casos de doenças respiratórias, entre 9 horas e 21 horas, sem necessidade de agendamento prévio.

“Já a partir desta sexta-feira os apucaranenses podem contar com esse reforço no enfrentamento da pandemia e dos casos de gripe nas UBSs Raul Castilho, no Núcleo Habitacional João Paulo; Takaiti Miyadi, no Núcleo Habitacional Dom Romeu; Antonio Sachelli, no Jardim Colonial; e Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa”, orienta o prefeito, lembrando que as alternativas de atendimento na UPA e no Centro Infantil estão mantidas para casos de doenças respiratórias.

Também a partir desta sexta-feira (07/01), a saúde de Apucarana passa a contar com uma Central de Testagem da Covid-19, que irá funcionar no andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde, numa área anexa ao local da coleta de exames do Laboratório Municipal.

O secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, observa que a Central Testagem somente atenderá pacientes a partir de encaminhamento médico. “Esse é um requisito essencial para o atendimento no local”, destaca Bachiega.

Segundo Junior da Femac, a Central de Testagem foi criada para funcionar de retaguarda para os médicos que prestam atendimento pelo SUS, para uma definição se o quadro respiratório do paciente é Covid ou uma gripe. A partir do resultado do exame será feito o devido encaminhamento de tratamento.

O prefeito mais uma vez apela para população se vacinar contra a Covid-19, lembrando que o posto de vacinação no Lagoão atende de domingo a domingo. São imunizados com a 1ª dose apucaranenses com 12 anos ou mais; a 2ª dose para todos que recebem a Coronavac, AstraZeneca e Pfizer; a dose de reforço para 18 anos ou mais para quem tomou a 2ª dose há 4 meses; e a dose de reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose há 2 meses

Apucarana também está realizando desde terça-feira uma nova campanha de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. O público alvo é formado por idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e crianças de 6 meses a 6 anos, e que não tenham se vacinado contra influenza em 2021.

Outras notícias