Apucarana amplia médicos nos postos e cria central de testagem da Covid-19

 Apucarana amplia médicos nos postos e cria central de testagem da Covid-19

Em pronunciamento nas redes sociais nesta quinta-feira (6), prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), anunciou algumas medidas que serão tomadas pelo município para conter o avanço da Covid-19 e também da Influenza H3N2.

Apenas nesta quinta-feira, Apucarana registrou 179 novos casos de Covid-19. Desde 1º de janeiro, o município já soma 309 ocorrências da doença. Com os casos de gripe registrados, Apucarana vem registrando um aumento na demanda de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Já esperávamos um aumento de casos com as festas de Natal e Ano-Novo, mas a variante Ômicron fez gerar um aumento exponencial de casos”, disse o prefeito, observando que o município e o país vivem outra realidade com a vacinação, que reduziu a gravidade da doença e reduziu os casos de internação hospitalar.

Entre as medidas anunciadas para ampliar o atendimento à população, Junior da Femac anunciou mais médicos nos postos de saúde e a criação de uma central de testagem contra Covid-19.

Segundo o prefeito, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) vão ganhar um médico a mais para atender somente os casos de doenças respiratórias, das 9 às 21 horas, sem agendamento:  UBS Raul Castilho, do Núcleo João Paulo;  UBS Takaiti Myiad, do Núcleo Dom Romeu; UBS Maria do Café, do Jardim Ponta Grossa e UBS Antonio Sachelli da região do Jardim Colonial. O atendimento especial já começa nesta sexta-feira (7) e vai durar enquanto essa nova onda de casos durar.

Outra ação é a criação de um centro de testagem no prédio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). “A Prefeitura recebeu milhares de testes. Essa central de testagem vai funcionar no laboratório da Autarquia Municipal de Saúde, por enquanto, depois deve ir para outro local. Quando o médico pedir um teste após atendimento na UBS, a pessoa vai na central para fazer o teste”, explicou, observando que a população só deve se dirigir à central da testagem com o pedido médico.

Outras notícias