Apucarana alinha demandas com a Rumo Logística

 Apucarana alinha demandas com a Rumo Logística

O prefeito Júnior da Femac manteve, nesta sexta-feira (11/03), reunião com representantes da empresa Rumo Logística, companhia ferroviária responsável pela malha e trânsito de trens que passam por Apucarana. Do diálogo, via videoconferência, participaram o coordenador de Relações Institucionais e Governamentais, Marcelo Fiedler e o técnico administrativo, Jaderson Ângelo dos Santos. Pelo município, estiveram presentes ainda o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope, e o superintendente da pasta, Adan Lenharo.

Na audiência que teve como objetivo alinhar demandas da cidade junto à empresa, Júnior da Femac expôs um novo conflito de transposição da linha gerado a partir da estruturação do Parque Industrial da Juruba. “Essa demanda tem origem recente, com o início da instalação de empreendimentos junto ao parque industrial. Nas imediações existe um pátio da Rumo onde por alguns minutos ao longo do dia, composições estacionam. Antes do parque industrial não havia problema mas agora está gerando um conflito de trânsito na passagem com a Estrada da Água da Juruba. Pedimos que haja uma adequação neste sentido, orientando aos maquinistas para, a partir de agora, estacionar antes do cruzamento”, relatou o prefeito.

Júnior também comunicou ao dirigente da companhia ferroviária que a prefeitura trabalha no projeto de construção de um viaduto de transposição da linha, nos moldes feitos no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, na Rua Amâncio Bueno de Oliveira, integrando parques industriais Sul e Juruba, e cobrou um trabalho mais intensivo da empresa no tocante à roçagem das margens da linha férrea. “Peço uma atenção maior a este tipo de manutenção, sobretudo na área urbana. A linha passa por muitos bairros, são diversas passagens e pedimos uma atenção maior da Rumo neste sentido”, disse o prefeito de Apucarana.

Em resposta, o coordenador de Relações Institucionais e Governamentais, Marcelo Fiedler, afirmou que vai entrar em contato com todos os setores responsáveis para que todas as demandas atendidas. “A questão do novo parque industrial é uma situação normal, prevista dentro da expansão de uma cidade. Trabalhamos sempre visando causar o mínimo conflito possível e esta causa é de fácil equalização. Quanto ao projeto do novo viaduto, são muitos passos a seguir não só dentro da Rumo, mas sobretudo junto à órgãos da União, poder o qual somos concessionários, por isso para evitarmos imprevistos mais à frente, coloco-me à disposição do município para fazer a ponte entre os técnicos municiais com o nosso time de engenharia para alinharmos todos os passos. A questão da roçagem da faixa de domínio realmente é um problema que temos não só em Apucarana, mas em toda a nossa área de atuação. Isso ocorre sobretudo devido à legislação, que exige que o trabalho seja executado de forma manual. Com isso, nossa equipe de manutenção mal sai da cidade e o mato já está crescendo novamente, mas vamos fazer o possível para atender Apucarana nos próximos dias, sobretudo junto aos trechos mais críticos indicados pela prefeitura”, disse Fiedler.

Outras notícias