Apucarana alcança 60% da meta de vacinação contra polio

 Apucarana alcança 60% da meta de vacinação contra polio

Com 4.457 doses aplicadas, Apucarana atingiu nesta semana 60% da meta de vacinar 7.360 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) contra a paralisia infantil. Para o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, os números são favoráveis, mas é preciso uma maior conscientização dos pais para a cobertura vacinal chegar o mais próximo possível dos 95%, percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde para manutenção da erradicação da doença.

A vacina contra a polio está disponível em 26 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana desde. “Com o objetivo de aumentar a adesão a essa importante proteção à saúde de nossas crianças, no dia 3 de setembro realizamos a vacinação em 23 Centros Municipais Infantis. Iremos promover novas ações e estratégias para dar a oportunidade de um número cada vez maior de crianças sejam imunizadas”, informa o prefeito Junior da Femac.

Iniciada no dia 8 de agosto, Campanha Nacional de Vacinação Contra a Polio foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 30 de setembro, mas em Apucarana esse prazo vai mais além, até dia 31 de outubro. No Brasil, foram vacinadas 5.088.083 crianças, o que representa 43.97% da meta nacional.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Uma análise da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em 2021 identificou que o Brasil é um dos países da América com alto risco reintrodução do vírus da poliomielite, ao lado de outros cinco países (Bolívia, Panamá, Paraguai, Argentina e Equador). Quatro apresentam situação de risco muito alto: Haiti, Venezuela, Peru e República Dominicana.

Outras notícias