Anvisa determina suspensão cautelar do agrotóxico Carbendazim

 Anvisa determina suspensão cautelar do agrotóxico Carbendazim

Na última terça-feira (21), a Anvisa determinou a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do ingrediente ativo Carbendazim e seus produtos técnicos. A suspensão deve durar até a conclusão do processo de reavaliação toxicológica do agrotóxico. A medida passou a valer a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, que aconteceu no dia 22 de junho.

Em dezembro de 2019, a Anvisa deu início à reavaliação do ingrediente, que é o instrumento técnico e legal para a revisão do perfil de segurança de produtos, considerando novas informações produzidas pelos sistemas de monitoramento ou pesquisas científicas.

O Carbendazim está entre os 20 agrotóxicos mais utilizados no Brasil. A reavaliação pode resultar no banimento do produto ou na sua manutenção no mercado, com a adoção de medidas para reduzir os riscos ou sem novas recomendações, conforme o caso.

Os motivos para a reavaliação do Carbendazim são as suspeitas de mutagenicidade, carcinogenicidade, toxicidade para o desenvolvimento e toxicidade reprodutiva.

Redação Cocari com informações da Anvisa

Outras notícias