Alimentação saudável e equilibrada é tema de encontro para gestantes no Centro de Saúde de Ariranha do Ivaí

 Alimentação saudável e equilibrada é tema de encontro para gestantes no Centro de Saúde de Ariranha do Ivaí

A Prefeitura Municipal de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 25 de novembro, um encontro com cerca de 10 gestantes do município. As reuniões fazem parte de um planejamento mensal, organizado pela Secretaria de Saúde, que acompanha a gestação das mulheres desde o pré-natal e promove conversas com o objetivo de esclarecer dúvidas. O encontro deste mês teve a participação da nutricionista Laís Kwiatkoski Timoteo. O tema abordado foi Alimentação e Nutrição durante a Gravidez. Estiveram presentes as autoridades, o prefeito Thiago Epifanio, e o vice prefeito e Secretário de Saúde, Tião Derneis.
Foram repassadas diversas dicas para o consumo de alimentação saudável e equilibradas, de frutas e verduras, ingestão regular de água, e orientações sobre evitar produtos ultraprocessados, e que contenham gordura saturada em sua composição.
A nutricionista lembrou que os meses de gestação exigem uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares, e que em determinados períodos, o consumo de certos nutrientes deve ser reforçado.
“No primeiro trimestre é essencial a ingestão de ferro e ácido fólico, pois eles previnem doenças cardíacas e anemia. Em relação ao ácido fólico, o ideal é que a mulher comece a ingerir alimentos com esse nutriente com 3 meses de antecedência, pois ele diminui a incidência de má formação neural no feto. Caso a gestação ocorra antes deste período e a mulher não tenha a deficiência deste nutriente em seu corpo, não haverá problema”, explicou Laís.
No segundo trimestre, a nutricionista recomendou que as gestantes presentes consumam vitamina C, B6 e magnésio. “A vitamina C auxilia na formação do colágeno na pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem do bebê, além de melhorar a imunidade da gestante. A vitamina B6 colabora para o ganho de peso do feto, e o magnésio promove a formação e o desenvolvimento dos tecidos do corpo, e por isso devem estar presentes na dieta também”.
Já para o terceiro semestre, a profissional, destacou a importância do cálcio e vitamina D na dieta. “O cálcio é muito importante na reta final da gestação, ele vai ajudar o feto a desenvolver ossos e dentes mais fortes. A vitamina D também tem um papel fundamental no sistema imunológico e auxilia na saúde dos ossos e músculos. Todas essas vitaminas podem ser ingeridas em uma dieta saudável, consumindo cerca de duas porções de verduras, legumes e frutas diariamente”, instruiu a profissional.
A nutricionista ainda lembrou de esclarecer alguns mitos, pregados equivocadamente pelo senso comum, como o de que a grávida deve comer por dois. “A verdade é que as grávidas devem evitar excesso e devem seguir uma dieta saudável. Mulheres acima do peso que dão luz à um bebe com mais de quatro quilos, por exemplo, podem sofrer complicações no parto, e essa criança ainda sofre um risco aumentado de nascer com disfunções respiratórias”, explicou.
Ao final, o Prefeito Thiago Epifanio, e o Secretário Tião Derneis, apresentaram às gestantes um kit contendo uma banheira para bebês, e diversos outros itens que serão entregues após o nascimento das crianças.
“Nós da saúde, estamos acompanhando e orientando essas mulheres desde o pré-natal, organizando reuniões e encontros. Paramos apenas durante a pandemia. É fundamental que elas recebam todas as dicas e orientações necessárias para uma gravidez tranquila. Pensando nisso, preparamos com o apoio do prefeito Thiago, que sempre está ao nosso lado, um kit com uma banheira e outros itens, que serão entregues após o nascimento das crianças, e que com certeza ajudarão muito essas mães”, disse Tião.

Outras notícias