Agentes de saúde de Ariranha do Ivaí realizam mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti

 Agentes de saúde de Ariranha do Ivaí realizam mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Aproximadamente 14 agentes de saúde, executaram na manhã desta sexta-feira (20), serviços de limpeza e arrastões, com o objetivo de obstruir e eliminar possíveis focos de criadouros dessas ameaças. A ação resultou na remoção de aproximadamente 2 toneladas de entulho, lixo e materiais que apresentavam risco para o surgimento de mosquitos.
De acordo com o Vigilante Sanitário, Devanildo Aureliano da Silva, além da remoção dos resíduos, um dos principais objetivos da ação é a de conscientizar a comunidade sobre os perigos oferecidos pelo mosquito, também solicita para que a população contribua através de medidas simples, como o descarte corretos dos materiais, “decidimos realizar os trabalhos de limpeza em todas as regiões do perímetro urbano do município após contabilizarmos 6 casos de dengue, a limpeza resultou em toneladas de resíduos que serviam como área de reprodução deles, entretanto, ainda sim a população precisa ficar atenta em períodos de chuva, e realizar com frequência a fiscalização dos quintais, e eliminar recipientes que possam reservar água, tal como tonéis, caixa d’água, sacolas, lonas, garrafas, pneus, entre outros”. Frisa Devanildo.
Ações de conscientização sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti estão agendados para a escola Demétrio Verenka EIEF e Colégio Estadual Presidente Kennedy, e objetivarão promover e transmitir um maior conhecimento sobre as práticas de prevenção para os alunos.

Outras notícias