Agentes de Endemias de Faxinal participam de capacitação

 Agentes de Endemias de Faxinal participam de capacitação

Na última quarta-feira, 19, a equipe de Endemias do Departamento Municipal de Saúde de Faxinal, passaram por uma capacitação com técnicos da 16ª Regional de Saúde, na sede da Vigilância Sanitária. A capacitação foi sobre a metodologia das Ovitrampas, que são métodos mais sensíveis, específico e barato para monitorar a população do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A ovitrampa é uma armadilha utilizada para postura de ovos de mosquitos e, é um método sensível para identificar a presença do vetor, sendo eficiente, em especial, na detecção precoce de infestações em áreas onde o mosquito foi eliminado ou recentemente introduzido.

As armadilhas constituem-se em depósitos de plástico, na cor preta, com capacidade de 500 ml, contendo uma palheta de eucatex para coletar as oviposições das fêmeas. Sua inspeção é semanal, para o recolhimento das palhetas, que são encaminhadas para laboratório para análise, não devendo ocorrer interrupções ou ampliações de dias de recolhimento. Sendo de fundamental importância o comprometimento do recolhimento e substituição regular dessas palhetas, visto que as armadilhas poderão virar criadouros no ambiente.

Outras notícias