Polícia Civil prende suspeitos de golpe bilionário em empresas estrangeiras
Uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta terça-feira, investiga suspeitos de aplicar golpes contra empresas estrangeiras que ultrapassam R$ 1 bilhão em contratos fraudulentos. A ação cumpre mandados no Paraná e no Rio de Janeiro. No Paraná, os mandados são cumpridos em Curitiba e Pinhais, na região metropolitana da capital. Conforme a polícia, o principal suspeito negociava a venda de proteína animal e induzia as empresas a pagarem antecipadamente parte do valor negociado.
Para isso, o suspeito falsificava documentos públicos e particulares. O suspeito pedia de 10% a 30% do valor do produto. O restante deveria ser depositado após a passagem dos produtos pela aduana, que não acontecia. Uma das empresas chegou a depositar na conta do suposto golpista R$ 320 milhões, segundo a polícia.
Foram apreendidos bolsas de grife, joias, celulares, computadores, um veículo e documentos que irão auxiliar na investigação. Também foram determinados bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens dos suspeitos. Eles devem responder por associação criminosa, estelionato, falsificação de documento público e particular.