Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue

 Prefeito de Ivaiporã convoca coletiva de imprensa e fala sobre medidas contra a dengue

Foi com o objetivo de alertar sobre o aumento dos casos de dengue no Paraná e destacar as ações preventivas adotadas pela Prefeitura de Ivaiporã, que o prefeito Carlos Gil convocou a imprensa do município e da região, nesta sexta-feira, dia 22 de novembro.

Durante a coletiva de imprensa Carlos Gil falou sobre o programa Cidade Limpa, realizado durante 26 dias úteis na cidade, vilas, bairros e nos distritos do Alto Porã, Jacutinga e Santa Bárbara, onde as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbano, Viação e Obras realizam limpeza, recolha de material reciclável, galhos, entulhos, lixo, poda de árvores, roçagem e varrição. As ações contaram com o grande apoio das equipes da Saúde.

Uma das preocupações do prefeito é evitar casos semelhantes ao período epidemiológico anterior, quando município registrou 2.742 casos positivos. “O programa Cidade Limpa envolveu 45 pessoas, 4 maquinários e 8 caminhões, resultando em 727 viagens de caminhões com materiais recicláveis. Além de produtos como pneus e eletrônicos encontrados em quintais, que poderiam ser criadouros do mosquito”, resumiu o prefeito Carlos Gil.

Tipos de dengue

Cada ano que passa, as epidemias aumentam, e o número de tipos diferentes de dengue cresce: Denv-1, Denv-2, Denv-3 e Denv-4. “O tratamento também se torna mais complexo”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a dengue, que antes era mais simples de tratar, se tornou mais desafiadora, o que exige medidas preventivas mais rigorosas e especialmente a colaboração da população.

Por enquanto, Ivaiporã não tem registro de caso positivo de dengue. Foram 96 notificações, descartados 84 e 12 aguardam resultados. “A população tem se empenhado no combate ao mosquito da dengue, o que é fundamental. Vamos continuar monitorando e intensificando os trabalhos de limpeza no município”, avisou Carlos Gil informando que foram notificados 444 terrenos entre os dias 14 de outubro e 13 de novembro.

Ovitrampas

A secretária da Saúde interina, Janaina Barbosa, apresentou as principais medidas adotas tais como o uso de armadilhas de Ovitrampas. “As armadilhas são colocadas para atrair mosquitos e permitir que depositem ovos. Em seguida, são retirados e analisados manualmente para contar

quantos ovos positivos foram encontrados. Recentemente, entre as 109 armadilhas instaladas, 19 apresentaram ovos positivos. E, quando acontece, são feitas ações de bloqueio com inseticidas para evitar que o problema se espalhe”, explicou Janaina Barbosa.

Conforme a Agência Estadual de Notícias o novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, mostra que o Paraná registrou 34.589 notificações da doença, com 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da dengue até terça-feira, dia 19. No período passado (2023/2024) o Paraná somou 624.995 casos confirmados e 742 mortes.

Outras notícias