2.691 Alunos da rede municipal de Ivaiporã arrecadam 6 toneladas na Caravana da Reciclagem

 2.691 Alunos da rede municipal de Ivaiporã arrecadam 6 toneladas na Caravana da Reciclagem

A Caravana da Reciclagem, que integra a Semana do Meio Ambiente – promovida pela Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente, entre os dias 29 de maio e 7 de junho, envolveu 2.691 alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos das 10 escolas e 11 centros municipais de educação infantil foram divididos em 5 grupos e estimulados a recolher resíduos domiciliares recicláveis. Em 2022, os alunos arrecadaram 2,0773 toneladas. Em 2023, foram 6 toneladas. Ou seja, os alunos da rede municipal arrecadaram 188,70% a mais em 2023 em comparação a 2022.

Os resíduos recicláveis e higienizados foram destinados ao Aterro Sanitário, onde a Copemari (Cooperativa de Materiais Recicláveis) realizou o processo de pesagem. O grupo que mais arrecadou resíduos será premiado com paisagismo e lixeiras ecológicas no estabelecimento de ensino.

Cidadãos conscientes

“Estas ações envolvendo estudantes são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a proteção do meio ambiente”, afirmou a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski que contou com apoio da secretária municipal de Educação, Daiane Soares. “Ao participarem de atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar os princípios da sustentabilidade, compreender os impactos das ações no meio ambiente e se tornarem agentes de mudança nas comunidades”, declarou Daiane Soares.

A Semana do Meio Ambiente em Ivaiporã reafirma o compromisso do município em promover ações sustentáveis e preservar os recursos naturais para as gerações futuras. “Com o engajamento dos estudantes e o apoio das instituições de ensino é possível construir um futuro mais sustentável e consciente. Afinal, o cuidado com o meio ambiente é uma prioridade”, assegurou o prefeito Carlos Gil.

Como signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU a Prefeitura de Ivaiporã cumpre: ODS 4 – Educação de qualidade; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 – Consumo e produção responsáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima; e ODS 15 – Vida terrestre.

Outras notícias