2.000 alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã assistem aula de biologia no Container Vida Marinha

 2.000 alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã assistem aula de biologia no Container Vida Marinha

Esta semana, 2.000 alunos da pré-escola ao 5º ano da rede municipal de ensino de Ivaiporã se encantaram com o projeto Container Vida Marinha – desenvolvido pelo Museu Thais Portela (Curitiba) e contratado pela gestão Carlos Gil e Marcelo Reis.

O Container Vida Marinha oferece um laboratório móvel dentro de um container projetado com sala de aula voltada à educação ambiental, e foi instalado no Parque Jardim Botânico, entre os dias 15 e 17 de agosto, quando os alunos tiveram aula prática com o biólogo Luiz Portela, que mostrou várias espécies marinhas conservadas e induziu os alunos a enxergar que a escola é o melhor caminho.

O objetivo do Container Vida Marinha é colaborar com a conscientização ambiental e colocar os alunos em contato com animais que, às vezes, são vistos apenas em livros, revistas e televisão.

O acervo é composto por animais que foram mortos em redes de pescadores, alguns de pesca predatória e outros mortos acidentalmente vítimas de derramamento de petróleo ou por ingerir lixo encontrado à beira da praia. Segundo o Museu Thais Portela animal algum foi morto para compor o acervo.

A pedagoga da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ivaiporã, Vanessa Bonfim Teixeira, considerou o projeto muito importante para formação das crianças. “Normalmente, elas têm noção da vida marinha por meio de livros e televisão, e com o Container Vida Marinha foi mais fácil assimilar o conhecimento sobre o tema”, observou a pedagoga.

O conhecimento prático associado à teoria foi mencionado pela secretária municipal de Educação, Daiane Soares, que agradeceu ao prefeito Carlos Gil e ao vice-prefeito Marcelo Reis pela oportunidade proporcionada às crianças. “Elas adoraram! Ficaram encantadas! Inclusive recebemos relatos de pais e professores acerca da reação das crianças. Com a conscientização ambiental acredito que os alunos irão se tornar adultos preocupados com a preservação das espécies e do meio ambiente”, analisou Daiane Soares.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias