1º Encontro Regional da Mulher do Campo em Ivaiporã valoriza a força das produtoras rurais

 1º Encontro Regional da Mulher do Campo em Ivaiporã valoriza a força das produtoras rurais

Ivaiporã sediou o 1º Encontro Regional da Mulher do Campo – um importante evento que reuniu centenas de produtoras rurais do Vale do Ivaí e do Estado. Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o 1º Encontro Regional da Mulher do Campo faz parte da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. A iniciativa percorrerá as regiões do Estado para auxiliar as administrações municipais na criação de estruturas de gestão focadas nas mulheres, visando facilitar o acesso a projetos e recursos estaduais e promover autonomia.

Coordenada pela secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, a Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres tem como objetivo central valorizar e incentivar o protagonismo das mulheres rurais.

Com a presença de autoridades como o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o palco de honra do Centro Cultural Olívia Hauptman foi composto pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil; presidente da Câmara de Vereadores de Ivaiporã, Edvaldo Montanheri; comandante do 1º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, major Giovana Angeli Messias; presidente da Associação de Vereadores do Vale do Ivaí, Gertrudes Bernardy; gerente da Unidade Regional da Adapar, Maria Andreola; gerente regional do IDR-Paraná, Aline Taichi Machado; chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Holzmann; diretor presidente do IDR, Natalino Avance de Souza; secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte;

O prefeito Carlos Gil, também produtor rural, enfatizou a importância do encontro e da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres como forma de fortalecer a agricultura e promover a igualdade de gênero no setor. “A economia de Ivaiporã é impulsionada pela agricultura e o distrito do Jacutinga é reconhecido pela produção de café de qualidade cultivado por produtoras rurais premiadas. Portanto, é importante valorizarmos e apoiarmos as mulheres, e reconhecer o papel fundamental na segurança alimentar, desenvolvimento econômico e na preservação dos recursos naturais”, defendeu Carlos Gil.

Relevância do evento

Durante a solenidade, foram exibidos vídeos da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, e do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla, destacando a importância das mulheres rurais e a relevância do evento.

“A mulher ganha força como gestora rural. Normalmente, o homem mandava. Felizmente este conceito sociológico mudou bastante e a mulher passou a gerir a propriedade rural”, comparou Norberto Ortigara, que defendeu o cooperativismo e enalteceu o 1º Encontro Regional da Mulher do Campo realizado em Ivaiporã, onde marcaram presença caravanas de diversas regiões do Estado.

Na ocasião, Norberto Ortigara informou que solicitou Pronaf Mulher – com juro 0% no Estado do Paraná visando oferecer condições para investimentos no setor rural.

O 1º Encontro Regional da Mulher do Campo foi marcado pela troca de experiências, aprendizado mútuo e construção de parcerias sólidas com exemplos dados no painel de mulheres rurais.

A solenidade contou também com a participação do diretor do Departamento de Agricultura, Carlos Oliveira; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã, Donizete Santos Pires; presidente do Sindicato Rural Patronal, Marcos Esquiçato, prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) – entre outros convidados do município e da região.

Outras notícias