192 policiais militares concluem Curso de Sargentos e atualizam conhecimentos na área

 192 policiais militares concluem Curso de Sargentos e atualizam conhecimentos na área

192 policiais militares concluem Curso de Sargentos 2021. Foto: PMPR

As duas turmas do Curso de Sargentos 2021 da 1ª e 2ª Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) da Polícia Militar do Paraná concluíram a formação de 192 sargentos de diversas unidades da corporação nesta quarta-feira (4). A entrega dos certificados marcou o encerramento de mais de dois meses de estudos e atividades práticas para que os militares estaduais pudessem atualizar conhecimentos e voltar aos seus postos de trabalho mais motivados e preparados.

Eles receberam capacitação aprimorada para atividades de gestão operacional e administrativa da PM em suas unidades de origem. O Curso de Sargentos é uma das iniciativas da corporação para promover conhecimento, elevando a técnica policial militar com a atualização de doutrinas e conteúdos de segurança pública.

As atividades ocorreram na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR), e na sede da 2ª EsFAEP, em Maringá (PR).

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, parabenizou a equipe de instrução, que se reinventou durante a pandemia para proporcionar conhecimento mesmo com a distância e o impedimento de reunião física dos alunos em muitos momentos. Ele também enalteceu a formação dos sargentos e a contribuição deles para a sociedade

Destacou, ainda, a dedicação dos praças. “São homens e mulheres comprometidos e honrados, que fazem a diferença porque amam o que fazem, juraram defender a sociedade com o sacrifício da própria vida, têm amor pelo próximo e sensibilidade. São esses policiais que me representam”, afirmou.

Devido à pandemia, a cerimônia de formatura ocorreu no auditório da Escola de Formação de Oficiais (ESO) com as autoridades da mesa diretiva, alguns instrutores e os primeiros colocados da 1ª e da 2ª EsFAEPs, com transmissão pela internet para os demais formandos e convidados, a fim de evitar aglomerações.

Receberam os certificados de conclusão na cerimônia os três primeiros colocados da 1ª EsFAEP, sargentos André Luis Terleski da Silva, Juliano Ferreira Kolachinski e Adriano Rodrigues de Carvalho, e os sargentos Marcos do Nascimento; Edivan da Silva Frez e Emerson Scuzziatto Leite, primeiros colocados da turma da 2ª EsFAEP.

O primeiro colocado do curso da turma da 1ª EsFAEP disse que trata-se de um passo importante na carreira. “Só temos que agradecer pela oportunidade de estar aqui, concluindo esse curso. Vamos retornar para nossa área com a moral elevada e continuar com essa missão”, disse André.

HOMENAGENS – O nome escolhido pela turma da 1ª EsFAEP foi do soldado Durval Tavares, que atuou pelo 12º Batalhão da PM (12º BPM). Ele faleceu no cumprimento do dever e deixou um exemplo de dedicação ao trabalho policial que motivou os filhos a seguirem seus passos. Dos três filhos, dois seguiram a carreira na Corporação.

Já os formandos da 2ª EsFAEP denominaram a turma como o nome do cabo Reginaldo Rodrigues Monteiro. Ele morreu em um acidente de trânsito em 2016 na cidade de Tapejara (PR) e era integrante da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM).

PRESENÇAS – Também participaram da mesa diretiva o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross; o diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Vanderley Rothenburg; e o comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret.

Fonte: AEN

Outras notícias